ESG WEEK 2022

Realizou-se nos dias 16 a 20 de Maio – Atmosfera M – Lisboa

Iniciativa da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Reveja aqui a palestra sobre ÉTICA EMPRESARIAL, apresentada pelo Eng. Mário Parra da Silva.

A ESG WEEK 2022 é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorre em formato híbrido (as sessões serão presenciais, contando com a possibilidade de assistir ao Live Streaming) e debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG – Environmental, Social, Governance.

O evento de uma semana conta com 16 conferências e congrega representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas nacionais e internacionais, academia e organizações da sociedade civil, para debater em Portugal os grandes temas da atualidade.

O QUE SIGNIFICA ESG

A relação entre as empresas e o mercado mudou, de um modelo tradicional de oferta, procura, risco e oportunidade para um novo modelo onde a Sustentabilidade desempenha um papel fundamental. As empresas são agora avaliadas por considerações económicas, mas também pelo seu desempenho em termos de Sustentabilidade, visto que este tem efeito sobre o risco. Empresas que não consideram o impacto de fatores de Sustentabilidade, como: Direitos Humanos; Governação Corporativa; Descarbonização; Digitalização; Ética Global; Diversidade ou a Gestão da cadeia de Fornecedores no desempenho dos negócios representam um risco não só para os investidores, mas também para os negócios.

Do ponto de vista dos investidores, estes são chamados de fatores ESG. Surgiram porque consumidores, parceiros e investidores esperam mais das empresas. Esperam investimentos sustentáveis, que as empresas moldem o mercado para o desenvolvimento sustentável.

O crescimento da integração de temas ESG nos processos de tomada de decisão de investimento conduz à necessidade de finanças sustentáveis. A União Europeia refere que “O financiamento sustentável refere-se ao processo de levar em consideração questões ambientais, sociais e de governação (ESG) ao serem tomadas decisões de investimento no setor financeiro, conduzindo a investimentos de longo prazo em atividades e projetos economicamente sustentáveis”.